Notice: Undefined index: ID_S in /home/storage/6/df/99/bibliotecacelsof1/public_html/interna_A.php on line 64
:: Biblioteca Celso Furtado ::
www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.49


Imprimir



 

 

 
Boletim n.49
30 de novembro de 2018
 
 
 
 
Aviso de Férias
 

 

Informamos que a Biblioteca Celso Furtado, por motivo de férias, ficará fechada do dia 03/12/2018 ao dia 01/01/2019.

Aproveitamos para desejar a todos os nosso usuários e colaboradores um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de conquistas e desenvolvimento.
 
 
Nova Aquisição
 
 
 
 
 
UNGER, Roberto Mangabeira. A economia do conhecimento. São Paulo: Autonomia Literária, 2018. 279 p.
 
Sinopse: Surge nas principais economias do mundo nova vanguarda da produção, a economia do conhecimento. Em cada setor da economia, porém, aparece como franja que exclui a grande maioria de trabalhadores e empresas. O resultado da exclusão é deprimir o crescimento e agravar a desigualdade.
Seguindo o exemplo de Adam Smith e Karl Marx, para quem a melhor maneira de compreender o regime econômico e suas possibilidades de transformação é estudar a produção mais avançada da época, Roberto Mangabeira Unger analisa o que a economia do conhecimento é e o que ela pode vir a ser. Para Mangabeira,  o aprofundamento das produções de vanguarda e sua disseminação – o vanguardismo includente —  são obras gêmeas. Juntas, têm potencial revolucionário: acelerar o crescimento, reverter a desigualdade e empoderar todos os participantes no processo produtivo.
Para operar esta transformação, é preciso mudar não apenas práticas produtivas e instituições econômicas, mas também a educação, a cultura e a política. É preciso também contar com ideias que a teoria econômica estabelecida não fornece. Mangabeira esboça as grandes linhas destas alternativas de organização social e de pensamento econômico.
 
(Texto do site da Editora)
 
 
 
Novos artigos no Banco de Artigo sobre Celso Furtado
 
 
 
O Banco de Artigos sobre Celso Furtado reúne artigos publicados em revistas acadêmicas que tenham como objeto de estudo Celso Furtado, sua obra e pensamento.  A listagem fica on line no site de busca do Acervo Pergamum da Biblioteca Celso Furtado.
 
 
ARRUDA, Gerardo Clésio Maia; CUNHA, Jânio Pereira da. Desenvolvimento humano sustentável no semiárido do Nordeste do Brasil: da constitucionalização à efetivação dos direitos sociais. Seqüência, Florianópolis, n. 79, p. 139-168, 2018. 
 
DAMÁSIO, Kevin Luís. Entre debates: o pensamento critico de Celso Furtado e a teoria do decrescimento. Revista Húmus, Maranhão, v.7, n.22, 2018. 
 
MEDEIROS, Carlos Aguiar de; MAZAT, Numa. Geopolitics and development strategies in a post-Cold war eraEAEPE Annual Conference, Budapeste, EAEPE, 2017.
 
MOURA, Pollyanna Paganoto. Colonização da cultura: o subdesenvolvimento e suas razões. Vitória: s.n., 2018. 
 
MUNGIOLI, Rafael Palma. Nacionalidade do capital e desenvolvimento. Anais do XXIII Encontro Nacional de Economia Política, Niterói, UFF, 2018
 
SANTOS, Lincoln de Araújo. No encalço do desenvolvimento: as reações da imprensa carioca ao pensamento social de Celso Furtado (1961-1962). Passagens, Niterói, v.1, n.10, 2018. 
 
ZANELA, Angelo Brião. Rosenstein-Rodan e Simonsen: pensamentos que convergem ante os projetos de desenvolvimento econômico. Encontro de Economia da Região Sul, Curitiba, 2018. 
 
 
 
Novos trabalhos no Banco de Teses sobre Celso Furtado
 
O Banco de Teses sobre Celso Furtado reúne trabalhos acadêmicos sobre Celso Furtado, sua obra e pensamento. A listagem fica on line no site de busca do Acervo Pergamum da Biblioteca Celso Furtado.
 
MANZATTO, Rômulo Felipe; RICUPERO, Bernardo (Orientador). Formação e revolução de Caio Prado Jr. e Celso Furtado. São Paulo, 2018. 224 p. Dissertação (Mestrado em ciência política) - USP, São Paulo, 2018.
 
WASQUES, Renato Nataniel; NASCIMENTO, Carlos Alves do (Orientador). Estado e planejamento na obra de Celso Furtado. Uberlândia, 2018. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
 

 





 



No dia 18/09/2019 a BCF funcionará somente das 14 as 18hs.

 


Veja mais

    Assuntos relacionados











      Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
      Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
      Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

      Tel.: 55 (21) 2178-9541


      e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

      Horário de funcionamento:
      De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

      Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados