Notice: Undefined index: ID_S in /home/storage/6/df/99/bibliotecacelsof1/public_html/interna_A.php on line 64
:: Biblioteca Celso Furtado ::
www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.18


Imprimir



 

 

31 de março de 2016

                                      
Boletim N.18
 
 
 

NOVAS AQUISIÇÕES

 

 
HADLER, João Paulo de Toledo Camargo. Dependência e subdesenvolvimento: a transnacionalização do capital e a crise do desenvolvimento nacional em Celso Furtado. São Paulo: Alameda, 2012. Bibliografia.
 
 
Sinopse: Dependência e Subdesenvolvimento é uma reconstituição cuidadosa da interpretação de Celso Furtado sobre o caráter perverso do capitalismo contemporâneo e seus impactos devastadores sobre a periferia da economia mundial. O estudo de João Paulo Camargo Hadler coloca em evidência o impasse a que chega a reflexão furtadiana, polarizada entre dois extremos. De um lado, as investigações de Furtado conduzem ao diagnóstico dramático sobre as condições extremamente adversas que condicionam o destino das economias periféricas na era do capitalismo pós-nacional. De outro, na contramão das tendências históricas desencadeadas pela transnacionalização do capital, Furtado insiste na esperança de que seja possível uma reconfiguração virtuosa da ordem econômica internacional, defendendo a alternativa de uma economia mundial baseada em relações de interdependência como base de uma globalização civilizada. A importância desta abordagem fica melhor balizada quando se considera a essência da teoria do subdesenvolvimento de Furtado, a extrema dificuldade do status quão em conviver com suas severas críticas, e a intensa, ainda que quase sempre velada, disputa sobre a atualidade e o significado de seu rico legado crítico.
 
(Fonte:Texto da orelha assinado por Plínio de Arruda Sampaio Júnior)
 
 
 
 
 
DESENVOLVIMENTO, inovação e sustentabilidade: contribuições de Ignacy Sachs. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
 
Doação de Helena Lastres
 
Sinopse: Notáveis intelectuais brasileiros fazem um balanço das relevantes contribuições do economista e cientista social Ignacy Sachs, um dos criadores do conceito de “Desenvolvimento Sustentável”, que dedicou boa parte de suas reflexões para pensar o Brasil, seus desafios e seu potencial.
 
(Fonte: Site da Editora)
 
 
 
 
 
SANTOS, Roberto Ramos; BONITO, Jorge, (Orgs.). Pensar e construir a universidade no século XXI.Roraima: EDUFRR, 2015.
 
Doação de Roberto Ramos Santos
 
Sinopse: Este livro reúne ideias de pesquisadores e de dirigentes universitários de quatro países (Argentina, Brasil, Equador e Portugal) que conhecem, pela teoria e pelo envolvimento prático, a realidade das instituições de ensino superior e a sua importância para o crescimento econômico e social.
(Fonte: Site da Editora)
 




 



No dia 18/09/2019 a BCF funcionará somente das 14 as 18hs.

 


Veja mais

    Assuntos relacionados











      Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
      Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
      Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

      Tel.: 55 (21) 2178-9541


      e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

      Horário de funcionamento:
      De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

      Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados