Notice: Undefined index: ID_S in /home/storage/6/df/99/bibliotecacelsof1/public_html/interna_A.php on line 64
:: Biblioteca Celso Furtado ::
www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.19


Imprimir



 

 

08 de abril de 2016

Boletim N.19

                                      

 

 

NOVAS AQUISIÇÕES

 

 

MARTINS, Carlos Eduardo. Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina. Prefácio: Theotonio dos Santos. São Paulo: Boitempo, 2011.
 
Doação do Professor Carlos Eduardo Martins

 

 
Sinopse: Em Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina, Carlos Eduardo Martins cumpre a difícil tarefa de atualizar as teorias sobre esses três conceitos-chave para o pensamento contemporâneo e a compreensão das sociedades, principalmente as periféricas. Em uma época de grandes incertezas e enorme aceleração do tempo histórico, o autor se propõe o desafio de captar o movimento de crescente articulação entre o global e as particularidades regionais, nacionais e locais, bem como os choques entre forças sociais, políticas e ideológicas.

(Fonte: Site da Editora)

 
KON, Anita, (Org.). Planejamento no Brasil II. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
 
Doação da Professora Anita Kon

Sinopse: Este livro, organizado pela professora Anita Kon e enfeixando a contribuição de economistas de reconhecida competência e qualificação acadêmica, reúne um conjunto de estudos sobre os sucessivos planos que foram concebidos e implantados no Brasil com vistas ao seu desenvolvimento macroeconômico, inclusive os mais recentes, no século XXI. Trata-se, pois, de um instrumento de inestimável valor e utilidade para a análise político-econômica do processo do desenvolvimento nacional, nas fases ulteriores ao Plano Estratégico de Desenvolvimento (1968-1970), a cuja luz o leitor poderá avaliar criticamente os resultados destes planos e as perspectivas que se abrem para futuros projetos. Em conjunto com Planejamento no Brasil I, editado nesta mesma coleção (Debates 21), Planejamento no Brasil II proporciona, ao público especializado e aos estudantes de nossas realidades socioeconômicas, um quadro revelador do que foi feito neste terreno, no Brasil desde a segunda metade do século XX.

(Fonte: Site da Editora)

 

KON, Anita, (Org.). Unidade e fragmentação: a questão regional. São Paulo: Perspectiva, 2002.
 
Doação da Professora Anita Kon

 

 
Sinopse: O Brasil é um país-continente marcado por diversidades regionais que as condições geográficas, socioeconômicas e culturais tornaram agudamente conflitantes, gerando posicionamentos ideológicos, políticos e partidários contrapostos na unificação nacional dos interesses e na visão da nação como um todo. Para o estudo destas questões, a Editora Perspectiva convidou a economista Anita Kon, da Pontifícia Universidade Católica e da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, a compor um painel de debates textuais sobre o tema. Reunindo a contribuição de Carlos Roberto Azzoni, Clélio Campolina Diniz, Eduardo Haddad, Fernando S. Perobelli, Flávia Lúcia Chein Fore, Geoffrey Hewings, Leonardo Guimarães Neto, Luiz Guilherme de Oliveira, Rodrigo Serra, Thompson de Andrade, Werner Baer e da própria organizadora, Unidade e Fragmentação: A Questão Regional no Brasil, editado na coleção Debates, apresenta análises relevantes sobre os problemas mais candentes desta realidade. Os temas desenvolvidos constituirão sem dúvida subsídios não só aos agentes econômicos e formuladores de políticas brasileiras voltadas para a projeção e planificação do desenvolvimento regional, como para todo o cidadão preocupado com o futuro de nosso país.
 
(Fonte: Site da Editora)
 




 



No dia 18/09/2019 a BCF funcionará somente das 14 as 18hs.

 


Veja mais

    Assuntos relacionados











      Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
      Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
      Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

      Tel.: 55 (21) 2178-9541


      e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

      Horário de funcionamento:
      De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

      Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados