Notice: Undefined index: ID_S in /home/storage/6/df/99/bibliotecacelsof1/public_html/interna_A.php on line 64
:: Biblioteca Celso Furtado ::
www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.28


Imprimir



 

Boletim n.28
21 de setembro de 2016
 
 
 
Novas Aquisições
 
 
 
 
LARRETA, Enrique Rodriguez et al. Intérpretes do Brasil: leituras críticas do pensamento social brasileiro. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001. 143 p.
 
 
Sinopse: O livro procura elucidar o significado das diferentes interpretações da sociedade brasileira que marcaram o pensamento social do final do século XIX até meados do século XX no Brasil. Revisitando as obras de Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Afonso H. Lima Barreto, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Getúlio Vargas e Celso Furtado, os ensaístas convidam o leitor a sondar a contemporaneidade das questões abordadas nas obras dos autores tratados, haja vista a existência dos mesmos problemas sociais ainda manifestos na atual sociedade brasileira.
 
(Texto Editora)
 
 
 
 
 
MONTENEGRO, João Alfredo et al. Vozes do Nordeste. COSTA SOBRINHO, Pedro Vicente, 1945-, (Org.); PATRIOTA NETO, Nelson Ferreira, (Org.). Natal: EDUFRN, 2001. 268 p.
 
Sinopse: Em Vozes do Nordeste temos a colaboração de renomados mestres pertencentes aos quadros de instituições universitárias em seis estados brasileiros, todos eles reconhecidos por suas ligações com o estudo de questões relacionadas com o Nordeste. São onze visões singulares que nos levam a pensar sobre a vastidão dialética do desafio que lhes foi proposto em boa hora pelo editor Pedro Vicente Costa Sobrinho que juntamente com Nelson Patriota são organizadores deste concerto de ideias.
 
Revelação e síntese, esta obra realiza uma operação mágica que exprime o trabalho intelectual de gerações de pensadores e criadores, aqui tratados com a suficiência de especialista e a sensibilidade do criador, que todos são no empenho e no cuidado com que se debruçaram sobre uma temática reveladora da nossa nacionalidade.
 
(Texto Editora)
 
 
 
 
 
 
OLIVEIRA, Carlos Alberto Teixeira de. Cultura é desenvolvimento: troféu JK de cultura e desenvolvimento de Minas Gerais - 2016. SANTOS, Angelo Oswaldo de Araújo et al. (Co-aut.). Belo Horizonte: S. n, 2016. 271 p.
 
 
Sinopse O Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento de Minas Gerais pretende ser anual e busca incentivar o desempenho artístico e cultural do Estado, contribuindo para a expansão do exercício da criatividade, da inovação e de todas as iniciativas visando o progresso socioeconômico estadual e nacional. Nesse sentido, inspira-se nas realizações e na valorosa contribuição oferecida pelo ex-presidente da República Juscelino Kubistchek de Oliveira como exemplo modelar ao qual a presente e as futuras gerações devem se inspirar. A premiação é uma iniciativa de MercadoComum e FIEMG-Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.
(Texto de divulgação)
 
 




 



No dia 18/09/2019 a BCF funcionará somente das 14 as 18hs.

 


Veja mais

    Assuntos relacionados











      Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
      Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
      Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

      Tel.: 55 (21) 2178-9541


      e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

      Horário de funcionamento:
      De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

      Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados