Notice: Undefined index: ID_S in /home/storage/6/df/99/bibliotecacelsof1/public_html/interna_A.php on line 64
:: Biblioteca Celso Furtado ::
www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.40


Imprimir



 

 

Boletim n.40
09 de julho de 2017
 
 
Lançamento do livro "Itinerância" | Roberto Saturnino Braga
 
 

 

 

LANÇAMENTO | LIVRARIA LEONARDO DA VINCI | RIO DE JANEIRO | 15 DE AGOSTO, 19:00
 
Editora Contraponto e Livraria Leonardo da Vinci convidam para o lançamento do livro "Itinerância", de Roberto Saturnino Braga, ex-senador e atual diretor-presidente do Centro Internacional Celso Furtado. A noite contará com debate entre o autor, Luiz Alfredo Salomão e Leo Lince.
 
Sinopse da editora:  Saturnino Braga, ou simplesmente Saturnino, é um dos poucos homens públicos honestos e sinceros. Foi deputado federal, senador da República pelo Rio de Janeiro, prefeito carioca e vereador na capital.
Em nenhum desses postos enfiou as mãos no erário. E olhe que estamos diante de um cidadão com atividades políticas e administrativas para além de cinquenta anos. Sempre honestamente. Com essa disposição e essa coragem desafiou a cautela dos anjos. Isso mesmo.
Em qualquer recanto democrático deste velho e corrompido mundo tais entes espirituais nunca transitam pelos caminhos da política. Evitam os riscos de contaminação. Saturnino, um homem de fé espiritual muito própria, desafiou a cautela dos querubins e não cedeu. É um caso exemplar.
Depois de cinco décadas, ou mais, ele deixou a vida pública sem sinais de queimadura ou sequer sair chamuscado. Nunca drenou o dinheiro público para causas próprias. Nem por isso, entretanto, invoca a sua ilibada conduta ao falar da política, da qual tanto gosta.
Esse político lidou bem com a política. Conhece dela as virtudes e os vícios. E a entende, além de outras razões, a partir da distinção proposta por Max Weber entre a ética da convicção e a ética de resultados: "Na política, é dominante a exigência de resultados em termos da satisfação e da felicidade da sociedade, e o juízo da coletividade admite muitos desvios em relação aos ditames da ética, se necessários forem para a consecução desses resultados", sustenta Saturnino Braga.
Ao acompanharmos os muitos caminhos que Saturnino percorreu, entre os quais estão algumas angústias pessoais, são destacáveis as razões dos bloqueios e ataques do jornalismo conservador a um político progressista. Ele sempre afirma e reafirma sua convicção e assim se explica: "Ser estatizante e ser sonhador são duas das principais características de um político de esquerda." 
Partidariamente, foi por onde sempre andou. Lá pelas tantas, ele escreve: "Sou brasileiro e gosto do Brasil." O texto soa como um brado nacionalista. É o que ele é. Saturnino não se conforma com a dominação do Brasil, sob o jugo norte-americano.
Este livro é uma grande lição sem as amarras da didática. O autor escreve o que pensa e o que sente, sem se incomodar com opiniões discordantes e sem incorporar a arrogância. Por isso não impõe. Propõe.
Saturnino Braga é marcado por invejável serenidade política. Ele, porém, não sufoca a coragem.
 
1º Fórum e 1ª Feira de Internacionalização da UnB
 
 
 
 
A Universidade de Brasília realizará entre 22 e 24 de agosto o primeiro Fórum e Feira de Internacionalização. A palestra de abertura está a cargo do professor Heitor Gurgulino, e a de encerramento, do professor Paulo Speller. Também estará presente o prof. Aurobindo Xavier, presidente da Sociedade Lusófona de Goa-India e do Centro Cultural Brasileiro em Goa-India.
 
Acesse a programação, cronograma, eixos temáticos e demais informações. 
 
 

 




 



No dia 18/09/2019 a BCF funcionará somente das 14 as 18hs.

 


Veja mais

    Assuntos relacionados











      Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
      Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
      Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

      Tel.: 55 (21) 2178-9541


      e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

      Horário de funcionamento:
      De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

      Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados